top of page

Take better photos with your smartphone!

Sorry, but the English version of this article is not available yet. Please use the translation option of your browser to see this content in English.


Antes de pensar em fotografar melhor com seu smartphone é preciso se fazer essas perguntas: quero realmente aprender sobre melhorar minhas fotografias? Quero aprender a usar as funções do meu aparelho? Estou disposto a editar e mostrar o meu ponto de vista?


Aprender a usar as funções de seu aparelho é diferente de querer aprender a fazer melhores fotografias. O primeiro te liberta da ignorância, afinal, você comprou o melhor modelo do mercado e não quer simplesmente não saber usar. É importante saber que seu aparelho tem o "modo noite" ou o "modo manual" onde você pode escolher a abertura, o ISO ou a velocidade. Mas somente saber não garante boas fotografias, aquelas que outras pessoas poderão apreciar e não somente você.


Enquanto que, aprender a fazer melhores fotografias exige treinar o olhar. Neste caso, conhecer seu aparelho é o primeiro passo, saber o que ele é capar de fazer e a capacidade de revelar a melhor foto possível tecnicamente. Mas é no seu olhar que está seu grande triunfo. Algumas pessoas já nascem com uma facilidade em enxergar aquilo que faz uma foto ser excelente, outras precisam treinar e estudar. Mesmo as que já podem enxergar também precisam aprimorar pois nosso olho é a melhor lente que existe no mercado fotográfico hoje em dia! O que ele registra, nenhum equipamento registra da mesma maneira.


Agora chegamos na terceira pergunta e afirmo: editar é preciso. Na minha sincera opinião, editar é preciso sempre. É na edição que revelamos o nosso ponto de vista, o que queremos passar, que sentimentos queremos dar. Nossas fotografias devem mostrar não somente aquele momento, mas o que sentimos, mesmo depois do clique. O que queremos ressaltar, ou que queremos deixar no escuro? Podemos mudar as cores, podemos retirar aquilo que nos incomoda? Podemos transformar um mundo colorido em preto e branco? Sim, sim, sim! Como fotógrafos e artistas podemos sim.


Aqui nesta pequena apresentação o que pretendo é mostrar 3 dicas que irão ajudar a começar este processo de fotografar melhor em seu smartphone, lembre, não é somente saber usar as funções, mas sim aplicar algumas dicas no seu dia a dia.

  1. Linhas de Grade ou Guide Lines;

  2. Foco;

  3. Limpeza das lentes;

  4. Composição.

Exercite sempre o olhar!

Fotos e texto: Clau Pereira @2021



0 comments

Commentaires


bottom of page