top of page

How to make a stop motion video?

Sorry, but the English version of this article is not available yet. Please use the translation option of your browser to see this content in English.


Quer fazer um filme stop motion para seu feed e não sabe como? Então vou contar exatamente como se faz. Pegue sua câmera ou smartphone e mãos a obra!


Um vídeo de stop motion nada mais é do que uma sequência de fotos de um processo fotográfico para simular um movimento. O instagram está cheio deles. Geralmente coloco um limite de 17segundos para que também possa ser postado nos stories sem corte. Mas ele pode durar o tempo que você quiser e vai depender do número de fotos que tirar e da velocidade do vídeo. Mas vamos por partes:


1. Tripé. Se ainda não tiver um, convide um amigo para ajudar, um que tenha mãos firmes e paciência. Porém, recomendo que compre assim que puder, pois vai usar em 90% de suas fotos.


2. Luz natural. Ideal que não demore muito para não termos mudanças bruscas de luz, temperatura e sombras. A intenção é tornar o processo simples.


3. Planeje. Deixe tudo que vai precisar por perto e treine antes dos cliques finais.


Cenas que usem caldas e líquidos:


Fotografia de sumo de clementinas
Sequência de fotografias para stop motion

Para esta sequência usei o clique contínuo da câmera em modo manual. A velocidade foi de 1/200 em f/4 e ISO 400. Não precisei mexer no foco, ele ficou fixo na área do copo. O clique contínuo para líquidos deve sempre ser usado em velocidade alta. Na câmera isso significa ajustar a velocidade, quanto mais alta, mais garantia de congelar a ação. Nos smartphones existem algumas possibilidades: fotografar no manual, se o seu modelo tiver essa opção, fotografar no modo esporte, pois esse modo aumenta a velocidade do disparo para justamente congelar a ação. Se o seu modelo não tiver essas duas opções, fotografe no automático e veja qual é o resultado. Importante conhecer seu equipamento!


Fotografar em modo contínuo não garante que teremos o melhor clique da ação. É provável, mas não é garantido. Por esta razão é importante poder repetir o processo. Se for uma calda por exemplo, ter dois bolinhos é o ideal, para poder repetir o processo, se necessário.


Cenas onde elementos são adicionados ou retirados um a um:


Fotografia de sumo de clementinas
Sequência de fotografias para stop motion

Aproveitei a mesma cena para fazer um vídeo de arrumação do set ou de desmonte do set. Para essa sequência fiz um clique para cada etapa do processo. Na primeira cena a foto esta completa, clique. Na segunda, retirei uma parte da fruta no canto inferior direito, clique. E assim fui fazendo com todos os elementos que estavam no set, até não sobrar nada, último clique. Neste exemplo temos total controle do que a câmera está capturando, podemos escolher o momento, podemos ajustar o foco.


Cenas com pessoas:


Se for uma cena de ação como corrida, pulo, mergulho use sempre o clique contínuo, lembre que estamos falando de stop motion e não de uma fotografia única do movimento. A velocidade sempre alta no modo manual ou em modo exporte.


Se a cena for mais controlada, sugiro fazer foto por foto, onde a pessoa faz a pose em todas as etapas do processo até finalizar o movimento. Aqui você tem liberdade de ajustar o foco e escolher o que quer fotografar.


Sessão encerrada, e agora?


Agora você vai editar essas fotos, sim, sempre edite seu trabalho! Recomendo o Lightroom, uma vez que você pode editar todas ao mesmo tempo. Importe suas fotos editadas para um aplicativo de edição de vídeo, o que eu recomendo é o Inshot. Ele é rápido e simples de trabalhar. Salve e poste no seu Instagram!



Entre no aplicativo e clique video. Clique em Novo. Escolha Foto.


Escolha suas fotos na ordem que quer no vídeo. Clique em Velocidade. Escolha entre 0.4 e 0.7 segundos. Clique em ✔️✔️ à esquerda e por fim clique em Aplicar para todos.


Depois você pode adicionar uma música e clicar em Salvar. O vídeo será salvo no seu rolo de câmera.


Por uma questão de estilo, sempre posto Instagram no formato vertical. No nosso feed vai sempre aparecer quadrado, mas no feed de seu cliente vai aparecer na vertical. Se você prefere postar no formato quadrado lembre de fotografar no formato quadrado em seu smartphone. Em sua câmera, recue e considere o corte para a postagem. Lembre que o resultado final depende do pensamento fotográfico antes do clique. Mas esse assunto eu vou aprofundar em uma outra hora!


Me marquem em seus posts para ver o resultado: @claupereirafotos. Até a próxima!


Clau Pereira Fotos





0 comments

Comentarios


bottom of page